• Angélica Ribeiro

21 profissões para quem gosta de arte

Muitas vezes a arte é desconsiderada como um bom caminho profissional. Isso ocorre por um preconceito com áreas criativas, também por um excesso de valorização histórica de artistas que não foram bem sucedidos em suas vidas e também pela falta de conhecimento das possibilidades profissionais que o meio artístico oferece.


Justamente para reduzir esta falta de conhecimento, preparei uma lista com 21 profissões que podem interessar pessoas com aptidão para a arte, especialmente para as artes visuais.





PROFISSÃO Nº 01: ARTISTA PLÁSTICO

Profissional que trabalha diretamente com a produção artística autoral e geralmente com práticas tradicionais de arte, como pinturas em telas, desenhos artísticos e até mesmo esculturas ou gravuras.

Para viver dessa profissão para além de um hobby é necessário desenvolver habilidades empreendedoras e autônomas, assim como buscar ativamente parcerias de vendas com galeristas ou marchands.


PROFISSÃO Nº 02: ARQUITETO

Caminho profissional para quem gosta de desenhar, para quem valoriza uma boa estética dos espaços e presta atenção em diferentes tipos de prédios, casas e construções. A arquitetura visa criar espaços funcionais ao mesmo tempo que preze por seu caráter estético.


PROFISSÃO Nº 03: DESIGNER GRÁFICO

Profissão para quem gosta de composições visuais, gosta de usar meios digitais para fazer ilustrações e criar composições bonitas e atraentes visualmente. E mais, a área do design gráfico é para quem gosta de ouvir as ideias de outras pessoas para transformá-las em composições visuais. Esse profissional pode criar diversas coisas, como capas de livros, diagramação de revistas, panfletos e peças publicitárias.


PROFISSÃO Nº 04: PERSONAL STYLIST

Para além da arte, do interesse pelas cores e pelas composições visuais o personal stylist também é alguém interessado pela moda, por tecidos, modelagens de roupas, e principalmente é alguém que gosta de como isso tudo transmite mensagens, percepções e formam uma imagem sobre cada pessoa. Pode ser profissional autônomo ou pode trabalhar para lojas de roupas ou para ateliês de costura personalizada na consultoria de estilo para clientes.


PROFISSÃO Nº 05: FOTÓGRAFO

A fotografia profissional, assim como as artes plásticas, exige na maioria dos casos habilidades empreendedoras e autônomas, porém é possível trabalhar em estúdios de fotografia ou de moda também. A fotografia abrange muitas áreas: registro de eventos como casamentos, formaturas e aniversários; ensaios fotográficos de casais, new born, pré-nupciais ou até mesmo retratos em família ou de uma única pessoa, além de fotografia de still para lojas e publicidade ou fotografia de moda.


PROFISSÃO Nº 06: DESIGNER DE PRODUTOS

A área de design de produtos é bastante ampla e pode se relacionar com diversos setores do mercado atual. Por exemplo: um designer de produtos pode criar itens como cadeiras, luminárias, garrafas e embalagens de produtos. Trata-se da profissão de quem pensa conceito visual e beleza com relação a produtos da vida diária.


PROFISSÃO Nº 07: PROFESSOR DE ARTE

A licenciatura em Artes Visuais forma professores de arte para o ensino fundamental e médio. Trata-se de uma profissão para quem gosta de transmitir conhecimentos, admira habilidades didáticas e de ensino-aprendizagem. Nessa profissão é possível seguir no ensino formal tanto por concursos públicos, processos seletivos ou em contratos com escolas particulares. Também existem opções de escolas informais de desenho, pintura e de outras habilidades artísticas.





PROFISSÃO Nº 08: DESIGNER DE INTERIORES

A área de design para quem gosta de arte e de uma composição de ambientes bem cuidada, com cores, materiais e texturas adequadas. Pode trabalhar em parceria com a arquitetura ou individualmente, transformando visualmente ambientes internos tanto em casas e apartamentos, quanto em lojas e outros imóveis comerciais.


PROFISSÃO Nº 09: DESIGNER DE GAMES

O mercado de games é um dos mercados que mais cresce na atualidade, afinal jogos digitais e jogos online cada vez mais são valorizados pela sociedade. O profissional de design de games é aquela pessoa que gosta de produzir arte digital e que no trabalho integrando equipes de criação de games sua função será criar designs e composições visuais para os jogos, desenvolvendo a visualidade de ambientes e personagens para cada jogo de forma criativa.


PROFISSÃO Nº 10: DESENHISTA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Profissão de quem cria desenhos técnicos para casas e prédios e geralmente trata-se de um assistente técnico em escritórios de engenharia ou arquitetura. Como desenhos técnicos, trazem bases do desenho a mão e também carregam técnicas do desenho digital.


PROFISSÃO Nº 11: DESENHISTA INDUSTRIAL

Profissão de quem faz desenhos e croquis para a fabricação mecânica e estética de produtos que são relativos a indústria desde pequenos parafusos até grandes máquinas industriais. Geralmente esse profissional de desenho trabalha associado com designers de produtos, engenheiros mecânicos e engenheiros de materiais.


PROFISSÃO Nº 12: MAQUIADOR

Área da beleza e estética na qual desenvolve-se na prática conceitos visuais como luz, sombra, contornos e formas. Trata-se de uma aplicação prática e utilitária da arte. Nessa profissão pode-se desenvolver maquiagens para eventos assim como maquiagens artísticas e temáticas, dependendo de sua área de atuação. Além do mais, geralmente trata-se de um profissional autônomo que precisa de habilidades empreendedoras.


PROFISSÃO Nº 13: DIRETOR DE ARTE PUBLICITÁRIA

Área da publicidade e propaganda voltada para criar estratégias sobre como as marcas, campanhas e empresas serão apresentadas visualmente. É o profissional de direção de arte publicitária que pensa o conceito visual das campanhas publicitárias e que dirige e orienta a equipe de criação.


PROFISSÃO Nº 14: TATUADOR

Profissional com grandes habilidades em desenho artístico e com treino adequado para aplicar desenhos na pele humana os quais acompanharam a pessoa tatuada pela vida. Assim como outras profissões desta lista, neste caso vale a pena desenvolver habilidades empreendedoras para viver profissionalmente da sua própria arte.





PROFISSÃO Nº 15: DESIGNER DE MODA

Área profissional para quem gosta de desenho e também gosta do mundo da moda, de desfiles e de roupas estilosas. O designer de moda é o profissional que cria os desenhos de suas peças de roupas e orienta a produção prática das mesmas, assim como pode ter seu próprio ateliê de roupas.


PROFISSÃO Nº 16: CRIADOR DE ESTAMPAS

Profissional que desenha estampas que poderão estar em tecidos, roupas ou em outros itens que podem ser estampados como capas de cadernos. O profissional de criação de estampas pode criar tanto desenhos de padronagens quanto ilustrações para frente ou verso de camisetas, moletons e outras peças de roupas. Suas produções podem ser independentes quanto podem ser vinculadas a marcas como as grandes lojas de fast fashion.


PROFISSÃO Nº 17: ILUSTRADOR INFANTIL

Profissional que desenha com técnicas e temas graciosos que geralmente encantam o olhar das crianças. Esse profissional pode trabalhar criando desenhos para editoras de livros infantis quanto pode empreender de forma criativa desenvolvendo suas próprias histórias ilustradas com foco no público infantil.


PROFISSÃO Nº 18: ARTISTA DE HANDLETTERING

Profissional que cria frases ilustradas como artes únicas e criativas. Suas produções podem ser autorais, sob encomenda e também podem ser comercializadas como estampas de diferentes produtos, desde canecas até paredes de ambientes comerciais.


PROFISSÃO Nº 19: CARTUNISTA

Profissional que tem habilidades práticas para desenvolver desenhos para histórias em quadrinhos, cartuns e para criação de personagens em desenho. Um cartunista profissional pode desenhar histórias e personagens tanto de maneira independente quanto de forma terceirizada para jornais, revistas e para empresas que produzem histórias em quadrinhos.


PROFISSÃO Nº 20: ANIMADOR TRADICIONAL

Pessoa que trabalha com o desenvolvimento artístico de animações feitas quadro a quadro. É uma profissão interessante para quem gosta de desenhar tanto à mão quanto de forma digital e é voltada para quem gosta de ver personagens animados ganharem vida a cada pequeno movimento.


PROFISSÃO Nº 21: CONCEPT ARTIST

Trata-se da profissão para quem gosta de esboçar e desenvolver ideias visuais. Um concept artist desenvolve projetos visuais para produções audiovisuais, como filmes de animações e jogos digitais. Seu trabalho servirá como guia para o desenvolvimento mais elaborado das produções em que trabalha, ou seja, se tratará da aplicação conceitual dos temas abordados no filme, jogo ou série animada.




Além dessas 21 profissões, também é possível trabalhar na arte em vários outros caminhos profissionais como: produção cultural, galerista de arte, historiador de arte, montador de exposições e arteterapeuta.


De qualquer modo, sempre é bom fundamentar seus conhecimentos artísticos tanto em leituras e estudos sobre teorias, conceitos e história da arte quanto na prática artística, especialmente no desenho já que ele é base para várias outras técnicas artísticas. Para isso, indico o curso online Desenhando sem Dom o qual ensina técnicas de desenho realista desde o básico até o avançado e portanto pode contribuir para profissionais criativos com maiores qualidades profissionais de desenho artístico.


Clique aqui para conhecer mais e adquirir o curso.