• Angélica Ribeiro

A arte é um elemento cultural

Os grupos humanos possuem diversas características e elas são bastante variadas e criativas, mostrando-nos inúmeras possibilidades de organização social e de domínio sobre a natureza. Assim são as culturas, e adentrando em cada uma delas existem diversas manifestações, inclusive práticas artísticas.

Elemento natural vs Elemento cultural

De acordo com Rodolfo F. Alves Pena do Mundo Educação, entendemos como paisagem a composição dos elementos no espaço e percebemos tais composições através dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).

Os elementos que formam as paisagens podem ser naturais ou culturais. Os elementos naturais são aqueles pertencentes a natureza, por exemplo: a vegetação. Já os elementos culturais são decorrentes das transformações realizadas pelos seres humanos no ambiente, a exemplo da construção de casas ou da criação de plantações.




A arte como elemento cultural

Os elementos culturais formam propriamente a cultura, pois são os elementos que expressam as formas de organização social desenvolvidas pelos seres humanos e demonstram a criatividade dessas organizações para utilizar os recursos provenientes da natureza.

A arte integra a composição de elementos culturais, afinal ela é propriamente criação humana e é percebida pelos sentidos.

A arte mostra as habilidades e a disposição humana em realizar conscientemente uma criação a partir de materiais e elementos transformados culturalmente.

A arte é uma produção técnica de objetos desenvolvidos por meio da criatividade e inovação humana. Mais que isso, a arte é a realização processual, controlada e pensada de obras e objetos que expressam a subjetividade, a inteligência e a sensibilidade do artista, que é um ser humano.

Enfim, a arte é um elemento cultural.

Assista ao vídeo Elementos culturais e arte a seguir:



Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!