• Angélica Ribeiro

A arte presente no dia a dia

O influenciador digital Joseph Junior presente no Instagram @josephjunyor e no canal do YouTube Joseph Junior concede entrevista sobre a presença que percebe na arte na sua rotina diária.



Retrato de Joseph Junior

(Angélica Ribeiro) Olá Joseph, tudo bem com você? Por favor, apresente-se aos leitores do blog falando brevemente sobre você, seu canal no YouTube e também sobre seu interesse pela arte e cultura de modo geral?


(Joseph Junior) Olá caros amigos internautas tudo bem com  vocês? Bom primeiramente eu me chamo Joseph Junior; sou natural de Curitiba/PR, possuo um canal no youtube chamado "canal Joseph Junior" onde apresento as curiosidades que a capital paranaense tem a oferecer.Aproveitando convido-os para fazer uma visitinha por lá  ;-).

O meu interesse pelo mundo das artes começou definitivamente no ano de 2018 quando resolvi encarar o desafio de criar o canal, quero dizer foi quando de fato resolvi colocar em exercício o dom da comunicação que nascera comigo. 


(Angélica Ribeiro) Eu já tive a experiência de visitar junto com você o Museu Oscar Niemeyer aqui em Curitiba. Naquele momento, foi a primeira vez que você entrou naquele museu. Como você descreve a diferença do seu olhar para o mundo antes e depois da visita a um museu de arte?


(Joseph Junior) Correto, apesar de eu sempre morar em Curitiba confesso que eu não tinha tido tamanha experiência de entrar no museu Oscar Niemeyer, no entanto foi graças ao convite feito pela artista Angélica Ribeiro que eu pude vivenciar esta oportunidade colossal e inesquecível.

No dia que eu tive a oportunidade de ter contato com as obras de arte e principalmente depois de receber as preciosas dicas e aulas da artista Angélica Ribeiro a minha visão e conceito sobre a arte mudou drasticamente. Antes eu tinha uma ideia equivocada, confesso, de que a arte era coisa só para  gente rica (risos), hoje a minha concepção é de que a arte foi feita para todos (as) sem qualquer discriminação. 

Depois de visitar o "museu do olho", como é chamado popularmente a minha visão de mundo mudou, hoje eu vejo arte em tudo até chego a pensar de que estou enlouquecendo. Por exemplo vejo em um simples para-brisa de carro a imagem de um gatinho (rsrs).





(Angélica Ribeiro) Você acredita que a arte pode ser como uma janela para um mundo com bastante encanto, expressividade e reflexão mesmo em meio a rotina diária da pessoas? Por quê?

(Joseph Junior) Sim acredito completamente, como eu já mencionei anteriormente, eu hoje enxergo arte em tudo e em todas as coisas.

Aproveito para salientar que todos nós desde criança temos o dom de visualizar arte em objetos, por exemplo as nuvens no céu; quem nunca enxergou um carneirinho, uma vaquinha etc. O ser humano já nasce com riqueza da arte, já diziam os nossos ancestrais.


(Angélica Ribeiro) Existem áreas correlatas a arte, como o design e a arquitetura. Todas essas áreas, em alguns nível, demonstram técnicas ou inspirações artísticas. Sendo alguém que fala de variedades no YouTube, como o olhar para as coisas ao redor e perceber suas qualidades artísticas e criativas ajuda na produção de conteúdo?

(Joseph Junior) Ajuda em muito pois a partir do momento que temos o domínio de reconhecer a presença da arte em objetos, arquitetura, na natureza a inspiração para a criação de conteúdo fica mais aflorada. Bom pelo menos depois da aula que eu tive, confesso que me tornei uma outra pessoa, sinto que cheguei a andar umas "quatro casinhas" em minha evolução como pessoa. Sou muito grato.

(Angélica Ribeiro) Que mensagem você deixa para incentivar as pessoas que desconhecem o universo artístico a procurarem informações sobre esse meio?

(Joseph Junior) Ótima pergunta! Eu diria que não tenham medo e tirem este conceito de que arte foi feita somente para os endinheirados e vou mais além, retire a armadura do preconceito que muitas vezes é herança de uma sociedade miserável e desprovido de oportunidades.

Lembrem-se a oportunidade está em nós mesmos e que em pleno séc XXI é possível frequentar bons museus. Basta querer, evoluam!!!

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!