• Angélica Ribeiro

A criança, o conhecimento e a arte

É fato (apesar de muitos dizerem o contrário): a arte precisa simplesmente ser arte, sem justificar-se pelo serviço prestado em outras áreas, como a política, a religião ou a educação. Entretanto isso não significa que a arte não possa se relacionar com outras áreas, nem a impede que objetive outros fins além de si mesma. Inclusive, uma forte demonstração do potencial que a arte possui em outros setores está na educação.

O conhecimento promovido através da arte

A arte é importante para a aprendizagem, pois o contato com obras de arte e artefatos forma em cada indivíduo uma percepção ampla e apurada da cultura e seus processos, fortalecendo o conhecimento histórico de cada pessoa.

O conhecimento advindo da arte colabora para que a percepção de mundo dos seres humanos seja mais rica e contribui com o desenvolvimento da percepção das linguagens não verbais e de nuances expressivos da humanidade.

Além do mais, a arte tem excelência quando o assunto é o desenvolvimento sua capacidade de se expressar ideias e sentimentos, e claramente a arte é uma grande promotora de criatividade, uma habilidade importante e desejada por muitos.




Dia das Crianças

Amanhã, 12 de outubro, comemoraremos o Dia das Crianças, e devido a isso achei prudente escrever este recado aos pais e/ou responsáveis pelas crianças do Brasil:

Por favor, cumpram efetivamente o papel de responsáveis por elas e dediquem-se na educação dessas preciosidades. Além do mais, valorizem a arte nesse processo e não larguem nas mãos de outros essa missão.

Que as crianças possam crescer vivenciando idas aos museus e galerias de arte, tendo a chance de apreciar arte! Que as crianças possam adquirir grandes aprendizados e que a arte gere conhecimento para elas. Enfim, que os pequenos saibam o valor desse conhecimento para eles e para o mundo!

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!