• Angélica Ribeiro

A importância da leitura de imagem

Você costuma analisar as imagens que cercam você em seu dia a dia? E quando você encontra uma obra de arte, você tenta entender os significados existentes nela? Pois saiba que essa atitude de se colocar diante de imagens como um investigador é bastante importante para todas as pessoas e é uma atitude que pode ser aprendida através da leitura de imagens.

As imagens falam

Buscar significados nas coisas é buscar por aquilo que as coisas querem dizer, afinal nada é feito por nada, as coisas possuem objetivos para existirem, inclusive as imagens. Percebemos, por exemplo, o objetivo das imagens na publicidade na qual as empresas utilizam imagens (fotos, vídeos, e outras) com o objetivo de mostrar qualidades dos produtos divulgados, assim como ativar no público a necessidade por aquilo que está sendo vendido. Além do mais, também existem, por exemplo, as propagandas que utilizam imagens buscando a adesão do público a ideias, conceitos e mudanças de atitudes, valorizando esferas políticas, ideológicas ou religiosas.

Para além da publicidade e da propaganda, vivemos num mundo pautado na visualidade. Seja nas redes sociais, na escolha de nossas roupas, ou ainda na escolha de um quadro para compor a decoração de nossa casa, tudo se trata de imagem, afinal nossa cultura é visual, e cada vez mais essa característica tem se fortalecido na sociedade contemporânea.

As imagens falam, e mais que isso: muitas vezes as imagens falam por nós, afinal elas carregam emoções, ideias e informações, sendo fortes representantes das expressões de nossa humanidade.




Como a leitura de imagem pode nos ajudar?

A leitura de imagem é o processo pelo qual se analisa os conteúdos de uma imagem, ou seja, é interpretação da visualidade, sendo assim um ótimo meio para entendermos melhor o mundo ao nosso redor.

A partir da realização da leitura de imagem nós nos tornamos mais conscientes de quem somos, de onde estamos e, principalmente, da mentalidade existente em nós e ao nosso redor. Ao aprender a ler imagens, tornamos nossa percepção de mundo mais elaborada e amadurecemos nosso olhar.

Além disso, ao interpretar imagens aprimoramos nossa sensibilidade, exploramos melhor as características emocionais, racionais e sensíveis que nos fazem humanos, além de que, ao entendermos melhor as mensagens ou perguntas que chegam até nós de maneira visual, também nos tornamos mais críticos sobre o mundo que nos cerca.

Como fazer uma boa leitura de imagem?

Existem diversos processos para a realização de leitura de imagem, alguns mais complexos e outros mais simples. Todos colaboram para o desenvolvimento da nossa percepção visual. Um desses processos já foi abordado aqui no blog: é a leitura iconológica, uma leitura simples, porém completa de análise de imagens.

Para aprender mais sobre leitura de imagens e sobre artes visuais em geral, acompanhe o blog e também me siga no YouTube, onde ensino esses conteúdos em vídeo.

Lembre-se, precisamos nos atentar para aprender como ler imagens e assim entender melhor o mundo a nossa volta e até a nós mesmos.

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!