• Angélica Ribeiro

A arte antes da Grécia

A arte da Grécia Antiga é uma grande referência para toda a cultura ocidental. Entretanto, por vezes me perguntei, qual era a grande referência para os gregos do passado? A resposta para minha pergunta se encontra na arte egeia, a qual tem esse nome por se desenvolver ao redor do mar Egeu.

Segundo Stephen Farthing no livro Tudo sobre arte, antes do desenvolvimento da produção artística ocorrer continente adentro no território grego, diversos povos, muitos colonos asiáticos, habitaram e prosperaram nas ilhas do mar Egeu (ilhas Cíclades e Creta).

Esses povos produziram estatuetas em poses simples e eretas com formas minimalistas; diversos retratos das manifestações culturais locais, como acrobacias e touradas; e, cerâmicas delicadas denominadas kamares, as quais eram adornadas com desenhos curvilíneos e temas marinhos.

Foi essa arte que influenciou o território grego continental, em especial, a antiga cidade de Micenas, a qual sendo bastante militar, desenvolveu decorações para armas, jóias e produziu máscaras mortuárias.

Além dessa forte influência regional, a arte grega teve fundamentos também nas artes egípcia e da Ásia Menor, e portanto, não trata-se somente de um povo genial por si só, mas de um povo que soube aproveitar de todo conteúdo cultural que recebeu para desenvolver características próprias e marcantes para toda a história da arte.




Referência: FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Tradução de Paulo Polzonoff Jr. et al. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!