• Angélica Ribeiro

Arte figurativa e arte abstrata

Qual é a diferença entre arte abstrata e arte figurativa?


ARTE FIGURATIVA


Arte figurativa é toda forma de arte visual na qual é possível identificar objetos, pessoas e formas com clareza. Ou seja, a arte figurativa é aquela que nós conseguimos olhar e descrever o que vemos com referências no mundo real: podemos descrever personagens, roupas, coisas e o que mais estiver na obra de arte.


De alguma maneira, a arte figurativa corresponde a realidade. Ela não precisa ser naturalista, nem imitar a realidade. A arte figurativa pode ser estilizada, mas ainda assim podemos identificar com facilidade suas formas e temas.




ARTE ABSTRATA


A arte abstrata é toda forma de arte visual que foca na aplicação de elementos visuais em si sem a preocupação de representar de alguma maneira a realidade.


A arte abstrata, justamente por não ser representativa, é bastante subjetiva e mesmo sendo bem marcantes na arte moderna, também existem exemplos de arte abstrata desde a arte pré-histórica e em várias regiões do mundo.



Existem pessoas que preferem artes figurativas, outras preferem artes abstratas. Como artista visual, eu produzo pinturas autorais com cores intensas, vibrantes, com bastante alegria, pontos e significado. Faço tanto pinturas abstratas quanto obras figurativas. Você pode conhecer e adquirir meu trabalho clicando aqui para acessar a loja online.