• Angélica Ribeiro

Arte moderna resumida

Este post visa te ajudar a estudar os movimentos da arte moderna apresentando os principais movimentos de vanguarda, do impressionismo até a pop art, e suas principais características.




IMPRESSIONISMO


O impressionismo é a primeira vanguarda européia e tem esse nome por causa da pintura Impressão: sol nascente do artista Claude Monet. A pintura impressionista geralmente era produzida ao ar livre, tinha pinceladas mais soltas e focava na percepção de como a

luz natural se comporta no ambiente.



EXPRESSIONISMO


Como o próprio nome diz, esse movimento artístico era muito expressivo e intenso. Geralmente retratava dor, medo e agonia. Valorizava muito a subjetividade emocional. Por isso as imagens são deformadas e as cores são intensas para expressarem emoções em si.



CUBISMO


É a vanguarda artística que compõe imagens com formas geométricas evidentes, distorcendo as percepções dos temas naturais com isso. As obras rompem com a perspectiva e permitem o desenvolvimento de abstrações.



DADAÍSMO


Traz o protesto e a ironia para a produção artística, criticando a guerra e até mesmo a própria criação

artística em si. A arte dadaísta é irreverente, é crítica com relação ao mercado da arte e por isso apresenta formas subversivas de criatividade, especialmente com os ready-mades.



SURREALISMO


É a arte dos sonhos e devaneios. Desenvolvida com influência da psicanálise, a arte surrealista valoriza o inconsciente e cria cenas irreais. Muitas obras surrealistas apresentam fantasias, loucuras e até reações automáticas dos artistas sob estímulos externos.



POP ART


A pop art traz para a arte temas do consumo, da publicidade e da cultura popular de massa. A arte pop tem cores intensas e reproduz estéticas da cultura popular e da produção industrial, usando imagens de celebridades, de produtos de consumo e de histórias em quadrinhos.


Quer aprender mais sobre a história da arte de forma completa desde seus primórdios até tempos mais recentes, conheça o MÉTODO HISTÓRIA DA ARTE ONLINE. Aprenda história da arte: clique aqui e conheça o método.