• Angélica Ribeiro

Arteterapia: o que é e para quem é indicada?

O arteterapeuta Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha concede entrevista para o blog da artista visual Angélica Ribeiro e fala um pouco sobre o que é arteterapia, para quem é indicada e também como é possível ingressar na carreira de arteterapeuta.


Retrato do arteterapeuta Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha (foto do arquivo pessoal de Sérgio)

(Angélica Ribeiro) Olá Sérgio, você poderia se apresentar para os leitores do blog Angélica Ribeiro falando um pouco sobre seu trabalho e sua formação?

(Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha) Olá Angélica, eu possuo Graduação em Pedagogia pela UFPR, Pós-Graduação em História da Arte. Sou Arteterapeuta formado pelo Incorporar-te (Espaço Terapêutico Corpo Artes) e músico. Atualmente sou professor de arte na Educação Infantil, atuo como arteterapeuta com atendimentos individuais, além de ser professor no Incorporar-te, contribuindo na formação dos futuros Arte-terapeutas.

(Angélica Ribeiro) Para você, o que é a arteterapia?

(Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha) É uma forma de terapia que utiliza-se dos canais expressivos artísticos como via de acesso ao mundo interno dos indivíduos, auxiliando assim, a expressão dos sentimentos, sensações e emoções por meio das produções artísticas.

(Angélica Ribeiro) No seu ponto de vista, como as questões da psicanálise, da psicologia analítica e/ou da psicologia de modo geral se relacionam com arte? E por que essa relação é importante?

(Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha) Cada vertente da Psicologia tem a sua particularidade, sejam teorias baseadas em fases, traumas, complexos, processo de individuação entre outros. A arte permeia a nossa vida em diversos campos. Ela por si só tem a função de expressar algo ou levantar questionamentos, nesse sentido a arte relaciona-se com a psicologia com o intuito de facilitar a expressão que é sentido, vivido e que por muitas vezes não se é verbalizado. As imagens que surgem dentro de um trabalho arteterapêutico falam por si, onde as palavras não conseguem chegar, por isso essa relação é importante para conectar o mundo interno e interno dos indivíduos.

(Angélica Ribeiro) Para quais pessoas ou em quais situações você indicaria que alguém buscasse um arteterapeuta para um tratamento?

(Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha) Inicialmente indicaria para qualquer pessoa que tem o desejo do autoconhecimento, mas, em minha experiência de atendimentos, a Arteterapia tem alcançado bons resultados nos casos de Depressão, Síndrome do pânico, dependência química e fobias. Eu ressalto aqui que não é necessário um conhecimento prévio em arte para passar por um processo terapêutico em arteterapia, pois, as produções, visam expressar os sentimentos e sensações e não realizar "obras de arte" com caráter estético.

(Angélica Ribeiro) E por fim, para quem deseja se tornar um arteterapeuta, que formação e quais experiências você indicaria que essa pessoa adquirisse para se tornar um bom profissional nessa área?

(Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha) Há duas possibilidades para se tornar Arteterapeuta: a formação de terapeutas em Arteterapia (a que eu realizei) e/ou Pós-graduação em Arteterapia. Existem formações que seguem linhas, como a que cursei tem por base a Psicologia Analítica de Jung e Análise Psico-orgânica. Há formações com outras bases. As formações geralmente são teórico-vivenciais, já as Pós-Graduações de caráter mais teórico. Cabe a cada um escolher a que se encaixe em seu perfil. Recomendo sempre que a quem interessar cursar Arteterapia pesquisar se o curso cumpre as normativas da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia).

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!