• Angélica Ribeiro

Como desenhar seus personagens favoritos de mangás e animes?

Se você ouvir falar sobre Naruto, Ataque dos Titãs, Dragon Ball e outros animes muito incríveis, você já se empolga? E se eu te contar que você pode aprender a ser artista com animes e mangás sem precisar de dom para desenhar, você se interessa? Então leia este post com atenção!



Talvez uma das partes mais difundidas pelo mundo da cultura japonesa sejam os animes e mangás. E não é por menos: eles unem boas histórias e artes magníficas que encantam e inspiram a gente. De acordo com o site da revista Super Interessante, a palavra Mangá surgiu em 1814 para falar sobre caricaturas e ilustrações que representavam a cultura japonesa. Mas a forma moderna de mangá, essa forma que se espalhou pelo mundo e que influencia até a nossa cultura ocidental e brasileira vem de 1947 por causa das características técnicas definidas por Ozamu Tezuka no mangá A Nova Ilha do Tesouro.


E que características são essas?


- São expressões faciais exageradas com destaque para os olhos dos personagens;

- Composição de cenas que geram impacto visual;

- E uma boa forma de representar movimentos e até mesmo lutas em forma de desenho.


E acredita que o Ozamu Tezuka também marcou a história dos animes, a partir de séries animadas como Astro Boy e de filmes como Kimba: o leão branco, a princesa e o cavaleiro.




Conhecendo essa história já percebemos que animes e mangás estão para além de simples desenhos legais e divertidos. Animes e mangás carregam em si cultura e técnica artística, e mesmo aqueles grandes fenômenos populares como Dragon Ball e Naruto tem em sua raiz essas características.


Especialmente as técnicas de ilustrações de mangá são muito admiradas e podem ser desenvolvidas por todos que desejam isso. E acredite você: arte não é dom! Arte é dedicação e a ilustração de animes e mangás, assim como toda forma de arte, pode ser aprendida! Além do mais, hoje em dia existem algumas formas bem práticas para aprender mangá sem precisar daquelas escolas tradicionais de desenho, uma dessas formas é através da Fan Art.


Fan Art é a produção artística que um fã de uma obra literária ou cinematográfica faz com inspiração nessa obra. Infelizmente algumas pessoas somente copiam por cima de desenhos originais e acreditam estar fazendo Fan Art. Mas isso não é bom, não é necessário e pode ser mudado!


E como mudar isso? Como ser bom o suficiente desenhando para não precisar mais copiar? E como desenhar seus personagens favoritos sem precisar estudar demais como seria num método tradicional? A resposta está justamente num método diferente, inovador e prático que ainda valoriza as características do mangá que existem e se aprimoraram desde A Nova Ilha do Tesouro do Ozama Tezuka. Esse é o Método Fan Art: um curso online que te ensina em apenas 35 aulas como desenhar seus personagens favoritos.


Veja só: fazendo 5 aulas por dia você aprende a desenhar de uma maneira incrível, sem cópia e com habilidade, seus personagens favoritos. E ainda pode mostrar para seus amigos e familiares essas técnicas sem medo de não ser bom o suficiente!




Nesse curso você aprende como escolher as melhores referências para desenhar, como analisar essas referências. E aí sim você aprende a desenhar do esboço a anatomia dos personagens, fazendo a finalização, a colorização e a luz e sombra! E além do mais, o curso possui certificado!


Clique aqui para conhecer mais e adquirir o curso Método Fan Art.