• Angélica Ribeiro

Como estimular a arte na infância?

A arte, na infância, é apropriada para o desenvolvimento de habilidades motoras finas, para ensinar as crianças a expressarem suas ideias e a se comunicarem de maneira visual, expandindo a comunicação para além da fala e da escrita.

A arte também contribui para que a individualidade e a personalidade única inerente a cada ser humano se manifeste, para que a persistência em criar algo bom e original se fortaleça e, além do mais, pode indicar pessoas com talentosas para que, no futuro, possam seguir carreiras artísticas ou áreas correlatas.

E, tendo em vista tantos benefícios, como podemos estimular a arte na infância? Seguem algumas dicas:

1. COMPREENDA QUE A ARTE É CONHECIMENTO

A arte diz muito sobre cultura, história e sensibilidade humana. Ela é rica em conhecimentos teóricos e práticos e certamente, enriquece a educação e nos fornece inúmeros conhecimentos.

Sobre isso, indico que você clique aqui para ler o texto A criança, o conhecimento e a arte para entender melhor os motivos pelos quais a arte é conhecimento e é importante na infância.

2. SEJA EXEMPLO

Não adianta fugir da realidade: se você sempre falar de arte, sempre reclamar que ninguém valoriza a cultura, mas nunca valorizar efetivamente a arte e a cultura, seu exemplo será mais poderoso que suas palavras.

Portanto, valorize a arte: visite museus, converse com artistas, assista filmes e vídeos sobre temas culturais e compre arte. Preferencialmente, faça tudo isso junto com seus filhos, sobrinhos, netos e outras crianças com as quais você tenha proximidade.

A ação vale muito mais do que falar demais e reclamar mais ainda! Agora, se você não sabe por onde começar a agir tenho algumas dicas para te dar:

a) Não tenha medo, nem preguiça de visitar espaços culturais. E caso o medo de visitar museus esteja te limitando, assista ao vídeo a seguir:



b) Saiba que nem todas as obras de arte tem preços exorbitantes: talvez seja apenas você que desconhece artistas locais, que não procura conhecer jovens artistas e que tem um olhar direcionado para grandes nomes do passado da história da arte, mas que não vê a preciosidade do artista independente que vive próximo a você ou que você pode encontrar em redes sociais como Pinterest e Instagram. São grandes as chances que as obras desses artistas sejam mais acessíveis ao seu padrão de vida!

c) Vá conversar com artistas locais em seus ateliês, e preferencialmente leve as crianças para a conversa. Deixe-as interagir com os materiais de produção do ateliê, deixe-as serem curiosas e, principalmente, deixe-as verem um artista vivo, tão próximo, fazendo seu trabalho.

3. INSIRA ARTE NA DECORAÇÃO DA SUA CASA

De maneira a ser congruente com as ações indicadas anteriormente, crie um ambiente no qual se possa respirar arte. Tenha obras de arte na sua decoração, traga expressão visual e riqueza cultural para sua casa.

Essas são minhas dicas para estimular a arte na infância. Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como fazer isso!