• Angélica Ribeiro

Como evitar a desvalorização da arte?

Você fica indignado porque a arte não é valorizada como deveria? E você deseja contribuir para mudar essa situação? Leia este post com atenção!



Com toda certeza é importante valorizar a arte e a cultura de um modo geral investindo em políticas públicas e patrocínios ao trabalho criativo. Entretanto, também podemos valorizar a arte com atitudes individuais que revelem ao mundo o valor que damos a arte e que inspirem outras pessoas a buscarem pela mesma valorização.


Algumas atitudes que podemos praticar em nosso dia a dia para isso são:


  1. VISITE EXPOSIÇÕES: Viste museus, galerias de arte e centros culturais sempre que possível (obviamente mantendo os cuidados necessários que a pandemia exige que tenhamos com a nossa saúde e com a saúde de terceiros) e assine os livros de presença de visitantes desses locais. Além do mais, vá em locais como café, bares e bistrôs que expõe obras de artistas regionais e inclusive deixe claro para os responsáveis de tais lugares que o motivo de ir aos seus estabelecimentos comerciais é pela presença de obras de arte.

  2. NÃO VALORIZE SOMENTE SEUS AMIGOS: É claro, você deve apoiar o trabalho criativo de seus amigos e incentivar o desenvolvimento profissional deles. Porém, não se limite apenas em conhecer o trabalho de quem é próximo a você. Visite exposições de terceiros e siga seus perfis em redes sociais para fomentar o desenvolvimento cultural da sua região e do país como um todo.

  3. PESQUISE INFORMAÇÕES ONLINE SOBRE ARTE: Busque com frequência informações e conteúdos sobre arte na internet, isso aumenta a relevância do tema para as plataformas de busca como o Google e melhora o ranking de tags sobre arte nas mídias sociais. Quando isso acontece, o tema é distribuído para mais pessoas e a arte será conhecida mais facilmente por gente nova.

  4. FAÇA DA ARTE UM HÁBITO: Torne a temática da arte habitual na sua vida. Converse sobre arte com seus amigos, compartilhe informações sobre arte em suas redes sociais, assista filmes e séries que envolvam arte, leia revistas e blogs sobre o tema. Enfim, traga a arte para o seu dia a dia e, se possível, envolva mais pessoas nesses hábitos.

  5. COMPRE ARTE: Compre obras de arte de artistas emergentes ou regionais que você admira. Geralmente as obras desses artistas são mais acessíveis financeiramente do que aquelas de grandes nomes da história da arte que já faleceram e também são de qualidade. Além do mais, isso irá incentivar que artistas em desenvolvimento de carreira se desenvolvam profissionalmente a partir do reconhecimento e do dinheiro vindo de seus próprios trabalhos

Inclusive, para você que deseja comprar obras de arte: visite a minha loja virtual, veja as obras autorais e originais disponíveis para venda e adquira para receber em qualquer região do Brasil.