• Angélica Ribeiro

Como fazer desenho realista (mesmo sem dom para desenhar)?

Você vê desenhos realistas e acha incrível como alguém pode desenhar algo com tantos detalhes que parece de verdade? Se você tivesse talento para isso, você gostaria de fazer desenhos assim? E se eu te contar que você pode aprender desenho realista mesmo sem dom para desenhar? Leia com atenção esta publicação porque eu vou te explicar mais sobre isso!



Você sabe o que significa a palavra dom?


Dom é um presente oferecido por alguém para outra pessoa. É uma espécie de graça divina. Uma dádiva. A palavra dom também pode ser entendida como um tipo de qualidade natural de alguém. Em nenhum desses casos, existe esforço ou dedicação da pessoa que tem dom para adquirir o tal dom. É algo que ela simplesmente já tem ou recebe de graça. Agora eu tenho que te contar uma coisa:


Para alguém ser pintor, desenhista, escultor, músico e qualquer outro tipo de artista é preciso estudar, aprender técnicas diferentes, passar horas treinando essas técnicas e se dedicando à arte. Isso quer dizer que ARTE NÃO É DOM! Arte é estudo, dedicação e trabalho!


"Ah, mas eu conheço uma pessoa que desde criança gosta de arte. Como que isso não é dom?" Você provavelmente também conhece algum colega de escola que desde criança gostava muito de ler e escrever, outro que ia muito bem em matemática mas tinha raiva de história. E mais, eu mesma tenho amigos que desde crianças gostavam daqueles aulas de ciências e achavam totalmente loucura as aulas de português e de artes. Eu não entendia, porque certamente se eu escolhesse as aulas que iria fazer na escola seria português, história e artes. Porque de todos esses, só quem gosta de arte você diz que tem esse dom inato que não exige esforço?



Aqui entra uma outra palavra que pode ajudar: DOM é diferente de APTIDÃO!


A aptidão é uma tendência que alguém pode ter para querer realizar alguma coisa. Ou seja, quem tem aptidão para artes gosta da área, se interessa por seus temas e pode ou não procurar maneiras de adquirir habilidades teóricas e práticas para fazer arte.


Geralmente quando a família e a escola percebem esses interesses desde cedo incentivando essa aptidão e ensinando as crianças a serem constantes em fazer arte, chegará um ponto que vai parecer que aquela criança (já adolescente ou adulta) simplesmente têm um dom. Mas foi muita dedicação e incentivo de uma simples aptidão para arte.


Só que se você não teve esse incentivo quando criança, porém você gosta de arte você ainda pode aprender a desenhar ou pintar adulto, porque agora você sabe que não é dom. É aptidão com dedicação que faz alguém ser bom artista! Você que é adolescente ou adulto pode sim aprender a desenhar passo a passo do zero e chegar a fazer até mesmo aqueles desenhos realistas que você admira tanto.


Sabendo disso tudo, uma sugestão é que você busque orientação profissional para aprender a desenhar. Isso garante um método mais prático e eficaz para que você desenvolva essa aptidão pela arte da maneira mais eficiente possível e para evitar desistência no meio do caminho.




Uma dica que dou para isso é o curso online DESENHANDO SEM DOM do especialista em desenho realista Tiago Rodrigues. Neste curso você aprenderá a desenhar pessoas, personagens e animais de forma realista com técnicas de desenho tradicional e com lápis de cor para dar vida aos desenhos deixando eles coloridos e muito bonitos.


E não precisa ter muito dinheiro para adquirir o curso! Ele tem um preço acessível, pode ser parcelado em até 12 vezes, é vitalício (ou seja, comprando uma vez agora você tem acesso ao curso pela vida inteira sem mensalidades) e você pode usar materiais encontrados em papelarias escolares comuns para fazer os desenhos das aulas. Clique aqui para conhecer mais e adquirir o curso DESENHANDO SEM DOM.