• Angélica Ribeiro

Como ler imagens através da iconologia?

O método iconológico para leitura de imagens é um método simples, porém completo de análise de imagens. Com ele podemos entender a forma visual em si, o tema apresentado pela imagem e o conteúdo mais aprofundado presente nela. Ou seja, utilizando o método iconológico podemos entender melhor o que as imagens tem a nos dizer.

A origem do método

Erwin Panosfky, um crítico e historiador de arte alemão, publicou em 1955 o livro Significado nas artes visuais, no qual ele apresenta um processo para leitura de imagens. Esse processo é o método iconológico e é deste livro que conheço esse processo.

Inclusive já escrevi aqui no blog sobre esse tema no post Iconologia: uma forma de ler imagens, porém agora estou reescrevendo esse conteúdo de maneira que ele fique mais claro e didática, e portanto mais fácil de entender.

Os três componentes do método

Uma obra de arte ou qualquer outro tipo de imagem possui forma, tema e conteúdo, e para Panofsky, é o equilíbrio entre essas três partes que promovem a eloquência das imagens.

Porém, não basta que a imagem equilibre suas três partes: precisamos entendê-las. Para isso serve o método iconológico e por isso ele possui três fases: a pré-iconográfica pela qual se entende a forma de uma imagem, a iconografia pela qual se entende o tema, e a iconologia, que entende o conteúdo.

Fase 01: Descrição pré-iconográfica

A fase inicial do método iconológico é a descrição pré-iconográfica: uma fase na qual se descreve o que é claramente visível na imagem e o que é sentido através dela.

Nesse momento basta apenas descrever o que vemos e como nos sentimos em relação ao que vemos. E, se quisermos melhorar essa percepção, podemos estudar os estilos de produção artística no decorrer da história.

Fase 02: Análise iconográfica

A segunda fase do método iconológico é a análise iconográfica. Com ela podemos entender os temas abordados na imagem analisada a partir do entendimento das convenções que envolvem determinados símbolos, das narrativas sobre as imagens e das alegorias que a imagem pode apresentar.

Leia mais sobre a iconografia no texto O que é iconografia? e saiba mais sobre esse momento de análise que serve para que possamos entender a mensagem existente nas imagens.

Fase 03: Interpretação iconológica

A última fase do método de Panofsky é a interpretação iconológica e ela se trata do momento de entender a mentalidade existente por trás da imagem analisada.

A interpretação iconológica finaliza esse processo com a compreensão de como existem sintomas culturais e princípios em cada imagem que nos cerca, em especial nas obras de arte, e que essas são as características que efetivamente cada imagem carregará para a história.




Seguindo esses três passos do método iconológico para leitura de imagem, podemos sair de uma percepção rasa do que uma imagem ou obra de arte nos apresenta, e podemos seguir para um entendimento amplo de suas motivações e de seu contexto.