• Angélica Ribeiro

Como saber que obra de arte comprar?

Muitas pessoas têm interesse pela arte e gostariam de adquirir obras de arte para si. No entanto, a falta de conhecimento do mercado da arte e também o medo de errar em suas escolhas afasta algumas pessoas do sonho de colecionar arte.


Este post visa ajudar colecionadores de primeira viagem a reduzirem suas inseguranças com conhecimento sobre o mundo da arte e ainda aprenderem dicas de como fazer as melhores escolhas desse investimento que ao mesmo tempo é cultural, estético e financeiro.



O mercado de arte é dividido em mercado primário e mercado secundário. Basicamente o mercado primário é vinculado às galerias de arte que possuem contato direto com os artistas e os representam. Já o mercado secundário é caracterizados por aquelas galerias que revendem obras que já tiveram um proprietário anterior ou que realizam leilões.


Além do mais, na atualidade também há um caminho mais direto que é aquele que o artista traça de forma independente vendendo suas próprias artes ou ainda produzindo obras por encomenda. Além do mais, vale ressaltar que artistas emergentes e independentes geralmente possuem obras com um valor de compra mais acessível e podem apresentar ao longo dos anos uma grande valorização monetária de suas obras.



MAS AFINAL, COMO COMPRAR OBRAS DE ARTE?


Primeiramente busque conhecer mais sobre o mundo da arte: aprenda sobre o funcionamento básico do mundo da arte, converse com especialistas da área sem medo de perguntar e tirar dúvidas sobre arte, estude história da arte para ter boas referências e saiba quais delas mais te agradam, afinal além de escolhas lógicas a arte também é subjetiva e a escolha de sua estética e de seus temas passa pelo gosto pessoal de cada colecionador.


Com essa fundamentação é possível seguir para a compra de obras de arte. Para isso saiba qual o orçamento disponível, quais artistas você mais admira e, principalmente, tenha clareza de um ponto comum que você busca dentre as obras que deseja colecionar. Esse ponto comum pode ser o tema, as cores ou até produção artística regional específica. Isso é importante pois traz coesão para a coleção como um todo e, a longo prazo, torna esse investimento mais robusto e valoroso.



O QUE DEVO AVALIAR NUMA OBRA DE ARTE PARA FAZER UMA BOA ESCOLHA?


  1. Você realmente admira a obra a ser comprada? É importante que a compra de obras de arte ocorra de forma pessoal e não apenas como investimento financeiro, por isso vale a pena escolher obras de arte que causem interesse em quem as compra e que irá conviver com as obras em sua coleção.

  2. Quem é o artista? Vale a pena saber se o artista criador das obras escolhidas tem um bom histórico com prêmios relevantes em seu currículo, com participação em exposições de arte ou mesmo com obras em coleções de museus. Além do mais, quando se trata de artistas emergentes é importante verificar se há um cuidado com a marca do artista, ou seja, se é alguém com bom posicionamento, com uma produção constante e coerente e se é alguém que dedica-se profissionalmente à arte.

  3. A obra é original? Obras de arte originais e autenticas que são assinadas pelo próprio artista e não são apenas reproduções da arte são mais valorizadas.

  4. Qual o tamanho obra a ser comprada? É importante saber as dimensões da obra, pois geralmente os preços variam de acordo com a metragem das obras especialmente em caso de pinturas e desenhos.

  5. Qual a forma de conservação da obra a ser comprada? Vale ressaltar que a boa manutenção das obras as mantêm conservadas com qualidade por mais tempo e contribui para a valorização monetária da obra a longo prazo. Por isso é importante conhecer as técnicas e materiais artísticos usados em sua produção e também é válido aprender sobre as melhores práticas de limpeza e cuidados com as obras adquiridas.



Por fim, saiba que é possível encontrar obras de arte disponíveis a venda tanto em galerias de arte físicas quanto em lojas virtuais. Esse é o caso da minha loja de arte autoral online. Clique aqui e confira as obras disponíveis para venda.


Além do mais, se você sonha em ter uma obra de arte feita exclusivamente para você e admira meu estilo criativo de produção artística, você pode enviar uma mensagem solicitando o orçamento de uma encomenda. Clique aqui para escrever sua mensagem.