• Angélica Ribeiro

Dicas para a arte integrar a decoração de ambientes

A arte não precisa necessariamente servir para decoração: isso não a impede de se relacionar com a decoração e a também não reduz seu valor artístico e criativo.


Mas você já se perguntou o que de fato é a decoração de ambientes?


A decoração é a busca pela beleza, pelo conforto e pela expressão pessoal num ambiente habitado. A decoração também contribui para a funcionalidade e para a praticidade do local, suprindo as necessidades sociais e/ou familiares existentes ali.



E qual o motivo para integrar a arte na decoração?


As obras de arte mostram a mentalidade e as expressões humanas e resultam de um processo criativo, ou seja, integrá-las num ambiente é trazer para o mesmo seus conceitos, objetivos e significados. A arte enriquece os ambientes com beleza e expressão.


E como podemos fazer essa integração de arte e decoração na prática? Existem inúmeras formas de fazer isso, e por isso seguem 7 dicas de decoração com obras de arte, todas exemplificadas no vídeo ao final deste artigo:


DICA Nº 1:

Use a parede atrás do sofá para colocar obras de arte, como pinturas e gravuras.


DICA Nº 2:

Use um espaço morto como paredes em frente a escadas ou em corredores para inserir arte, sejam composições de quadros ou até mesmo grafites.


DICA Nº 3:

Coloque uma obra de arte na cabeceira da sua cama.


DICA Nº 4:

Crie uma coleção de obras de arte e faça uma composição visual sobre um aparador.


DICA Nº 5:

Use a área externa (jardins e muros) para inserir arte.


DICA Nº 6:

Em caso de um espaço limitado, use um canto de parede para colocar obras de arte.


DICA Nº 7:

Espalhe pequenas esculturas em sua casa. Elas podem ser apoiadas sobre mesinhas de centro, aparadores, prateleiras, entre outros.