• Angélica Ribeiro

Direção de arte e Gabinete do Dr. Caligari

Em 1918 a Alemanha estava desolada e sem abertura econômica, isto porque havia acabado a Primeira Guerra Mundial. As mais diversas áreas sociais e econômicas estavam inquietas na busca por soluções para retomar seu funcionamento saudável e adequado. Desse modo, a produção cinematográfica alemã buscava abertura para o mercado externo e, investindo nesse objetivo, lançou em 1920 o filme O Gabinete do Dr. Caligari, o qual foi um marco para a história do cinema porque permitiu a reabertura das portas cinematográficas mundiais à Alemanha, o que por vezes é credenciado a sua qualidade estética.

Dirigido por Robert Wiene, O Gabinete do Dr. Caligari traz a história narrada por Francis (Friedrich Feher) sobre um homem chamado Dr. Caligari (Werner Krauss), o qual apresenta numa feira de variedades o vidente sonâmbulo Cesare (Conrad Veidet). Esse contexto é ambientado com cenários criados por Karl Mayer e Hans Janowitz e com maquiagens, roupas e adereços que caracterizam os personagens, isto tudo com referência na pintura expressionista, trazendo uma visualidade macabra que demonstra imageticamente o desespero de um povo que vive no pós-guerra.



Essa qualificação do design visual de um filme é responsabilidade do Departamento de Arte, setor de produção cinematográfica que só passou a receber créditos e premiações específicas a partir de 1939 com o filme E o vento levou, o que não significa que não existia anteriormente.

A direção de arte é responsável pela criação, planejamento e desenvolvimento dos designs visuais e artísticos de um filme visando, através de seus elementos, expressar a essência conceitual que envolve a obra, estando de acordo com a direção de cena e com a direção de fotografia, porém possuindo autonomia técnica, estética e conceitual para produzir e controlar a unidade visual do produto audiovisual desenvolvido.

Ou seja, foram justamente as funções hoje definidas como responsabilidade da direção de arte (obviamente somadas a uma integração de qualidade do trabalho realizado por toda a equipe) que formaram as características mais enaltecidas de O Gabinete do Dr. Caligari e que permitiram que, mesmo com as portas do mercado mundial fechadas para o país, o cinema da Alemanha ganhasse espaço para além de suas fronteiras e mais, inaugurasse de forma singular características presentes em diversos filmes de terror e permitisse o desenvolvimento do movimento cinematográfico Expressionista Alemão.

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!