• Angélica Ribeiro

Exposição artística: a cultura, a visibilidade e as visitas

A exibição pública de obras de arte é a chamada exposição artística, ou seja, um evento no qual se mostra um conjunto de objetos estéticos capazes de declarar visualmente a mentalidade de um ou mais artistas, assim como a mentalidade de um local ou época.

Um artista expositor anuncia ao mundo sua obra e com ela manifesta suas ideias, posicionamentos e técnicas. Mais do que isso, um artista expositor joga questionamentos ao público e aguarda respostas e novos questionamentos.

Uma exposição artística é um evento, por vezes, elegante, charmoso e requintado. Entretanto não exige glamourização, exige somente a mostra bem feita das obras de arte. Além do mais, o ato de expor não traz consigo apenas registros de sucesso e parabenizações: expor também é colocar-se em perigo, é arriscar um tiro ao alvo entre críticas negativas e positivas, é se aventurar diante em frente aos olhares dos outros. Ou seja, uma exposição artística é uma mostra que dá visibilidade ao trabalho de um ou mais artistas e os coloca em diálogo ou em discussão com o mundo.




Por que visitar exposições de arte?

É importante visitar as exposições de arte porque elas mostram nossa cultura:

  • Se apresentarem obras históricas, as exposições são capazes de nos ensinar muito sobre nossas origens, sobre as motivações culturais que fizeram nossa história e sobre como chegamos até aqui;

  • Se apresentarem obras da atualidade, as exposições de arte são capazes de nos fazer refletir sobre o mundo que temos vivido, sobre o que temos feito e sobre a história que queremos contar. Além do mais, exposições de arte contemporânea são capazes de nos colocar diante dos mais variados discursos e posicionamentos, e dos questionamentos que todos eles promovem;

  • Exposições de arte, de modo geral, são capazes de nos fazer pensar, de nos fazer entender quem somos, de nos ensinar a história de forma prática e visual, e de nos incentivar a encontrar nosso posicionamento no mundo.

Enfim, visitar exposições nos fortalece como indivíduos, como seres humanos interessados pela produção cultural e capazes de se colocar na cultura de uma melhor forma. E se você tiver receio de visitar exposições artísticas, deixo a seguir um vídeo que explica de onde vem esse receio e te incentiva, com soluções aplicáveis, a visitar mais museus, galerias de arte e outros espaços culturais.