• Angélica Ribeiro

Galerista orienta artistas como viver de arte

Zilá Nodari, galerista da Zilá Spasso de Arte e instrutora do curso online Arte Profissão concede entrevista ao blog da artista Angélica Ribeiro trazendo instruções de valor para artistas que desejam viver de arte.


Retrato de Zilá Nodari.

(Angélica Ribeiro) Olá Zilá, tudo bem com você? Você é galerista e acompanha a vida e a carreira de muitos artistas de sucesso. O que diferencia, na sua visão, um artista que vive bem do próprio trabalho dos demais artistas?

(Zilá Nodari) Bem interessante sua pergunta, Angélica! Eu tenho observado que o que diferencia um artista que vive bem do seu próprio trabalho é a mentalidade. Esse artista tem a percepção de que o movimento começa por ele. Ele vai para o campo da ação e faz o que os outros não fazem, ou até fazem, mas fazem sem  comprometimento e sem consistência.



(Angélica Ribeiro) O sonho de muitos artistas é produzir cada vez mais arte em seu ateliê e ser descoberto por alguém que consiga gerenciar as burocracias da vida profissional. No entanto, na grande maioria dos casos, é mais efetivo que o artista se disponha a ter ações para além da prática artística que o direcionem para uma carreira de sucesso. Nesse caso, quais são as atitudes mais importantes que o artista pode ter para viver bem do seu próprio trabalho?

(Zilá Nodari) Muito importante essa questão, Angélica. Vou citar o que acredito que sejam os alicerces importante na construção de uma carreira de artista: Ter um propósito inabalável de ser artista; ter uma visão clara de aonde está e aonde quer chegar; estabelecer suas metas, bem específicas, e ir constantemente ajustando essa rota ao longo da carreira; ter um posicionamento claro de que é um artista, tanto pessoalmente, como nas redes sociais, para que as pessoas o percebam como tal; aprender a se comunicar de forma que se conecte com as pessoas, e saber acima de tudo gerar valor para as pessoas.  

(Angélica Ribeiro) Na sua experiência, como você percebe a importância de uma boa galeria de arte para ser parceira do artista? E quais critérios você como galerista utiliza para selecionar os artistas que estarão na sua loja?


(Zilá Nodari) Eu percebo que uma boa galeria de arte pode ser uma potencializadora do crescimento de um artista. Estando em uma galeria, o artista ganha muita visibilidade, é reconhecido por clientes, por outros galeristas, cria um nome forte e abre um caminho de novas oportunidades, tanto de parcerias como vendas. A galeria é um espaço visualmente bonito, organizado e alinhado, com vitrine, funcionários especializados e toda estrutura necessária para atender o cliente sem que você, artista, precise estar presente e nem pague nada por ter essa vitrine. Neste local, tendo artistas de alto nível, você também passa a ser avaliado e considerado como um artista de alto nível, por estar junto com outros assim. Tendo essa parceria, você não precisa pagar aluguel, condomínio, funcionários, luz, água, telefone, internet, impostos, investimentos em marketing, etc, e ainda você estará elevando seu conceito, estando numa vitrine onde as pessoas começam a reconhecer sua assinatura, vendendo suas obras e recebendo corretamente os pagamentos efetivados pela galeria. Os critérios que eu utilizo para a escolha dos artistas que são parceiros é a seguinte: Artistas com um trabalho de qualidade, atendendo a demanda do público alvo da Galeria; Sejam efetivamente parceiros da galeria; Tenham um relacionamento de respeito com a galeria assim como nós temos com cada parceiro; Sejam profissionais ao trabalhar conosco, assumindo as responsabilidades que lhes cabem; Sejam flexíveis nas encomendas e não tão rígidos; Que tenham uma visão de empreendedor, com consciência que a Galeria é uma empresa, tem colaboradores, impostos, tem investimento em marketing, etc, e por conta disso, entendam que é fundamental ter uma parceria baseada na filosofia do ganha-ganha;

(Angélica Ribeiro) Por fim, que palavras de incentivo você pode oferecer ao leitor que é artista e está desanimado com os rumos da própria carreira? Eu consumo dizer que é preciso crer para ver, porque uma pessoa precisa acreditar que algo é possível para poder enxergar. Acreditar é o primeiro passo para realizar. Buscar estar rodeado de pessoas positivas, tanto pessoalmente como as pessoas que você segue nas redes sociais, que estejam sempre buscando mais, que você com certeza será contagiado por isso. Principalmente o conhecimento de quem já percorreu o caminho ao qual você almeja percorrer. O conhecimento abre a mente e nos oferece um mundo de infinitas possibilidades. . Se diariamente escutar quem te dá fome de aprender, viverá faminto por crescer.

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!