• Angélica Ribeiro

Imagem e visão: Arlindo Machado

Em junho de 2017 participei de uma palestra (aula inaugural da especialização em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná) intitulada “O olho, a visão e a imagem” a qual foi ministrada pelo cineasta, curador, pesquisador, professor e crítico de arte Arlindo Machado. Basicamente, toda a fala do professor Arlindo se deu a respeito de como compreendemos a imagem, e serão algumas das anotações que fiz que partilharei nos parágrafos seguintes.




Em primeiro lugar o professor abordou o fato de que existe uma tríade imagética. Ela é formada pelo olho (o qual recebe a luz), pela imagem (a qual emite luz) e pela visão (intermediária entre o olho e a imagem). Além disso, agrega-se um quarto elemento nessa tríade: o objeto.

Posteriormente, foi abordada a questão da imagem dentro do campo cultural, apontando que vivemos em uma cultura que é visual. Inclusive, sobre isso, o professor falou que devido a cultura até mesmo pessoas com cegueira precisam inferir suas hipóteses sobre um mundo pautado na visualidade.

Por fim, o terceiro ponto que me chamou atenção na explanação de Arlindo Machado foi o fato de considerar que nossos órgãos dos sentidos pensam, que onde existem terminações nervosas existe mente, pois a mente é o lugar da consciência, do pensamento, das emoções, da atenção, da linguagem, da interação social e da percepção.

A palestra foi muito mais rica e ampla do que minhas considerações, entretanto esses apontamentos resumem os aprendizados que obtive e podem gerar boas reflexões aos leitores que tiverem acesso a este conteúdo.

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!