• Angélica Ribeiro

O encanto da fotografia

Vivemos numa época de efervescência das imagens e parece que cada vez mais temos o desejo de dar continuidade a essa produção visual gigantesca. Nesse mundo imagético, as fotografias atraem diariamente nossa atenção, sejam publicadas em redes sociais e em mídias digitais ou sejam impressas nos mais variados formatos e objetos.

As fotografias nos trazem encantamento ao tornarem o passado uma imagem presente, ao serem uma mistura de imaginação e realidade (às vezes mais um do que o outro, mas ainda uma mistura), ao terem potencial de serem multiplicadas ainda que feitas sob um olhar único e singular. As fotografias podem ser registros expressivos ou expressões registradas, ou seja, através dessa forma criativa podemos brincar de congelar num mesmo clique fatos e ficções.

Além do mais, a fotografia caminha nos limites entre a pureza do registro e a manipulação humana e, ainda assim, e talvez por causa disso, conquistou com garra sua legitimidade cultural ampla e também construiu estéticas próprias, recebendo status de arte ao ser mais que uma aplicação técnica bem feita.




REFERÊNCIA: HACKING, Juliet (editora geral). CAMPANY, David (Prefácio). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!