• Angélica Ribeiro

O que é iconografia?

Se você acredita que entender arte e analisar imagens não importa, você está completamente errado. O mundo está cheio de imagens e através delas somos bombardeados todos os dias pelas mais diversas informações, e se não quisermos estar sujeitos a receber tantas informações indiscriminadamente precisamos estudar arte para analisar bem imagens em geral, afinal toda composição visual tem como mãe as artes visuais.

O que é iconografia?

A iconografia é, segundo a Enciclopédia Itaú Cultural, o estudo do “significado simbólico de imagens ou formas representadas em obras de arte”. Através dela conseguimos entender os assuntos tratados em cada imagem, percebendo seus detalhes e sua maneira de citar determinados temas, ou seja, sua maneira de escrever através de composições visuais.

Inclusive, a palavra iconografia tem origem grega nas palavras eikon, que significa imagem ou ícone, e graphia, que significa escrita, sendo assim, a palavra iconografia é propriamente a escrita da imagem.

Qual a diferença entre iconografia e iconologia?

Como já escrevi anteriormente, a iconografia é o entendimento de como determinados temas são apresentados através de imagens. Mas então, o que é a iconologia?

A iconologia é o aprofundamento do que entendemos através da iconografia. Existe, inclusive, um método de leitura de imagem chamado de iconológico. Esse método está escrito no livro Significado nas Artes Visuais do crítico e historiador de arte alemão Erwin Panofsky, nesse método existem três fases para se analisar a imagem: a primeira e mais simples é a descrição pré-iconográfica, a segunda é justamente a análise iconográfica e, somente com a análise iconográfica realizada é que podemos seguir para a terceira e mais complexa fase: a leitura iconológica.

Clique aqui para ler o que já escrevi sobre o método de Panofsky e acompanhe o blog, pois haverão mais conteúdos sobre esse tema. Você pode receber informações sobre os novos conteúdos publicados aqui acompanhando meu Instagram ou minha página no Facebook.

Enfim, a iconologia é o entendimento do que está enraizado na iconografia.


Como a iconografia é aplicada?

Podemos estudar os temas e como eles são compostos visualmente em qualquer imagem, ou seja, iconografia pode ser aplicada ao observarmos qualquer imagem, entretanto existe nas artes visuais uma forma de produção artística que se destaca em criar imagens com composições que simbolizam temas específicos: trata-se da iconografia religiosa.




Por muito tempo, na história da arte mundial, a iconografia foi restrita ao estudo de símbolos e imagens religiosas, principalmente as relacionadas ao catolicismo, tanto é que a palavra ícone associada a símbolos religiosos vêm justamente dessa relação estrita entre iconografia e imagens católicas.

Mas, depois do século XVI, a iconografia é utilizada para as mais diversas imagens e obras de arte, não somente para as que possuam diretamente relação com temáticas religiosas.

Portanto, podemos nos desafiar a olhar as imagens que nos cercam e perceber certos padrões temáticos e como eles são colocados nas composições visuais.

Angélica Ribeiro Artista

CNPJ: 38.178.362/0001-40

Rua Buenos Aires, 71 - Batel, Curitiba/PR

CEP 80.250-070

Uma galeria online de artes visuais da artista plástica Angélica Ribeiro.

Assine e valorize a arte!