• Angélica Ribeiro

O que fazem os artistas?

Perguntaram-me certa vez: O que fazem os artistas? Entendi a motivação do questionamento, a qual não vale a pena explicar aqui. Entretanto, acredito que seja interessante compartilhar a resposta que dei a essa pergunta.

“Nós, artistas, somos responsáveis pela percepção e pela execução das possibilidades artísticas, nas quais associamos pensamentos e habilidades para oferecer à humanidade concretizações de nossos objetivos e vocações através do nosso trabalho. Temos a responsabilidade profissional de sensibilizar pessoas e de expor cada uma dessas pessoas ao fato de que, por ser humana, existe mais que razão abrigada dentro de si.

Em nosso trabalho colocamos mais do que técnicas: colocamos a nós mesmos. Incorporamos conteúdos e vivências pessoais significantes em imagens. O que pensamos está registrado em nosso trabalho. O que o mundo ao nosso redor pensa está registrado em nosso trabalho. Os princípios e os objetivos mais profundos que nos regem também estão em nossa arte através de nossas habilidades e talentos, de nossa inteligência, do nosso caráter e da nossa aplicação ao realizar o trabalho artístico. Nós fazemos um serviço ao próximo, o qual exercemos através de um processo de reconhecimento pessoal, de perseverança, de reflexões e de dedicação. Basicamente, é isto que os artistas fazem. Este é o valor agregado em nosso trabalho.”

Enfim, não sei se todos os artistas concordam com minha resposta. Sei apenas que ela é pautada no que acredito e tem muito dos conceitos que me movem.

Se você concorda com meu posicionamento, compartilhe esse texto em suas redes sociais.