• Angélica Ribeiro

O que foi o Renascimento Artístico?

Conheça neste post os conceitos, características, fases e os principais artistas do Renascimento o qual foi um dos mais relevantes períodos artísticos de toda a história mundial.


Mona Lisa (Leonardo da Vinci)
Mona Lisa (Leonardo da Vinci)

A passagem da Idade Média para o período Moderno foi marcada pelo Renascimento o qual foi um movimento artístico, cultural, científico e econômico pelos séculos XIV, XV e XVI. Essa passagem foi um processo gradual de mudanças na visão de mundo geral, das formas políticas, da estruturas de relacionamento das pessoas e também das pesquisas e inovações artísticas e científicas.


O local de origem do Renascimento foi a Itália porque na época cidades italianas como Roma, Veneza e Florença estavam se desenvolvendo por causa do surgimento de uma nova classe, a burguesia. Essa classe se tratava de pessoas que estavam enriquecendo pelo trabalho comercial e mercantil sem dependerem de uma origem advinda da realeza ou do clero. A burguesia desejava demonstrar aos outros sua ascensão social e para isso patrocinavam, financiavam ou até compravam para si mesmas obras de arte, construções e inovações tecnológicas da época.


Nesse período novos conceitos começavam a permear a visão de mundo das pessoas, dentre eles estavam o antropocentrismo (o ser humano passava ser entendido como centro de tudo), o racionalismo (a crença que a razão e a ciência podem explicar tudo) e o humanismo (glorificação filosófica do ser humano e da natureza humana).


Grandes nomes surgiram nesse período como Dante Alighieri (escritor), Shakespeare (dramaturgo), Miguel de Cervantes (romancista), Nicolau Copérnico (astrônomo), Galileu Galilei (astrônomo), Leonardo da Vinci (pesquisador científico e artista), Michelangelo (artista) e Rafael Sanzio (artista).





FASES DO RENASCIMENTO


Trecento:

É a primeira fase do Renascimento e ocorreu no século catorze, ou seja, nos anos de 1300 em diante. Nessa fase as obras de arte misturavam a religiosidade característica da Idade Média, mas já apresentavam alguns aspectos técnicos, comportamentais e sentimentais que marcariam o período renascentista. A cultura clássica greco-romana começava a ser estudada e o humanismo começava a se revelar na arte. O principal artista do trecento foi Giotto di Bondone.


Quattrocento:

É a segunda fase do Renascimento e ocorreu no século quinze, ou seja, nos anos de 1400 em diante. Nessa fase havia uma grande influência da cultura clássica greco-romana especialmente da mitologia e do paganismo como temas na arte. Essa foi a fase na qual os mecenas (pessoas que patrocinavam a produção artística e literária) mais incentivavam a produção artística. Os artistas dessa fase buscavam uma perfeição estética realista e idealizada na composição das imagens. Dois artistas marcantes do quattrocento foram Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli.


CInquecento:

É a terceira fase do Renascimento e ocorreu no século dezesseis, ou seja, nos anos de 1500 em diante. Nessa fase a arte misturava temas religiosos e profanos e havia uma expansão do Renascimento para além da Itália abrangendo outros países. No entanto, mesmo em expansão, o Renascimento já estava em decadência porque grandes mudanças históricas, geográficas e religiosas estavam acontecendo no mundo. Dois artistas relevantes do cinquecento foram Rafael Sanzio e Michelangelo Buonarroti




Por fim, com o Renascimento podemos perceber o desenvolvimento de técnicas de produção de arte realista. A partir dessas técnicas podemos produzir diferentes tipos desenhos e pinturas realistas até mesmo nos dias atuais. Por isso, se você quer desenhar como os grandes mestres do Renascimento você pode estudar técnicas de desenho artístico e fazer seus próprios retratos realista. Para isso, conheça o curso online DESENHANDO SEM DOM e, adquirindo e estudando neste curso você desenvolverá habilidades artísticas que vem do Renascimento e se expandem na cultura atual. Clique aqui para conhecer e adquirir o curso.