• Angélica Ribeiro

O que são as artes visuais?

Existem diversos tipos de expressões artísticas, como canções, peças de teatro, apresentações de ballet, pinturas e esculturas. Todas são expressões artísticas e podem ser categorizadas de formas diferentes.


As quatro categorias fundamentais para diferenciar os tipos de arte são música, dança, teatro e artes visuais. Cada uma dessas categorias de arte tem seus elementos, seus princípios de composição e são relevantes para a cultura.




Mas enfim, o que são as artes visuais?


São aquelas que a principal forma de apreciá-las é através da visão. Ou seja, pinturas, esculturas, fotografia e outras. Tudo isso que se conhece como arte observando, olhando e vendo se classifica como arte visual.


Toda forma de arte visual se desenvolve com base em elementos básicos da linguagem visual, como pontos, linhas, texturas e formas. E mais, também existem estudos de composição visual que analisam as melhores escolhas e técnicas para criar imagens que causem determinados tipos de emoções ou percepções.



Além do mais, a partir das práticas artísticas visuais também se desenvolvem outras práticas profissionais relacionadas às artes visuais, como é o caso dos diferentes tipos de design:

- Design gráfico

- Design de moda

- Design de interiores

- Design de produtos


E também outras práticas como a decoração de ambientes, a publicidade, a direção de arte, a arquitetura e várias outras práticas utilitárias que derivam das artes visuais.


Por fim, vale lembrar que existem algumas formas de arte que juntam áreas diferentes da arte. Por exemplo, o cinema: obras cinematográficas contam com trabalho de atuação que vem do teatro, com a música na trilha sonora e com as artes visuais na composição de fotografias de cenários que façam sentido com a história.


De qualquer forma, lembre-se: se a apreciação da obra tem vínculo com o olhar e com a visualidade existe arte visual naquela forma de arte.


Inclusive, um bom caminho para quem deseja adentrar no universo das artes visuais é através do desenho artístico porque ele estrutura os conhecimentos de grande parte das práticas artísticas relativas às artes visuais.


E para quem não quer dispensar muito tempo no aprendizado do desenho ou para quem gosta de animes e mangás, um caminho indicado é o Método Fan Art pelo qual se aprende técnicas de desenho fundamentais por meio da representação de seus personagens favoritos.


Clique aqui para conhecer e adquirir o Método Fan Art.