• Angélica Ribeiro

Qual é a importância da ARTE?


Está mais do que na hora de valorizar a arte, afinal ela está presente na vida da humanidade desde as primeiras manifestações humanas na terra. Inclusive, áreas relevantes da sociedade fazem uso da arte, por exemplo: diferentes religiões do mundo utilizam-se da arte assim como a política desde os seus primórdios em diferentes lugares e épocas também utiliza-se da arte.


A arte tem valor em si mesma e não deveria precisar de uma justificativa para ser valorizada. Infelizmente, muitas pessoas não percebem o valor da arte porque esse valor está tão enraizado e profundo na humanidade que por vezes nem se percebe que esse valor existe.



Para além do valor da arte em si mesma, ela também contribui com outras áreas do conhecimento e da vida humana. Por exemplo:


- A arte contribui positivamente para a educação das crianças, especialmente para o desenvolvimento psicológico e neurológico infantil. Inclusive, a arte contribui para o desenvolvimento físico e motor das crianças.


- Existem profissões diretamente ligadas com habilidade artísticas, como arquitetura, publicidade e design. Além do mais, mesmo áreas profissionais que não são diretamente relacionadas com a arte podem necessitar da arte, pois na atualidade muitas empresas buscam profissionais com qualificações para além dos aspectos técnicos de suas funções. Uma das qualidades buscadas é a criatividade, a qual é desenvolvida com mais potência e eficácia quando estudamos arte.


- Ainda no quesito profissional, a prática artística pode contribuir com diferentes profissões que exigem atenção aos detalhes como costureiras, manicures, médicos cirurgiões, dentistas, entre outras áreas. A prática de desenhos, pinturas e outras formas de arte contribuem para o melhor aproveitamento das habilidades motoras finas da musculatura e do cérebro humano, ou seja, a arte amplia a precisão humana com detalhes.


- No dia a dia temos acesso a inúmeras imagens publicitárias, filmes, séries, animações, novelas, revistas, estampas e muito mais. Isso tudo é fundamentado na linguagem e na comunicação visual que se baseia nos princípios da arte. Inclusive, através do conhecimento artístico podemos compreender com maior clareza como isso tudo nos afeta psicologicamente e até como induz nossos comportamentos.


- A arte também contribui para aspectos da vida diária cumprindo funções sociais retirando crianças da rua por exemplo. Além de que cumpre funções de entretenimento, expressão pessoal e até de decoração. Inclusive, você mesmo pode conviver com obras de arte na decoração da sua casa, comprando-as pela internet e recebendo obras autorais originais na sua casa. Para isso, você pode conhecer minha loja virtual, clique aqui e acesse.